Seguros

Como acionar seguro do celular: Como funciona

Comprou o celular dos sonhos e quer um jeito garantido de protegê-lo contra furtos e acidentes? Então aprenda nesse artigo como acionar seguro do celular e quais são as vantagens de ter esse serviço.

Vale a pena ter um seguro de celular?

É muito comum ter essa dúvida, se vale a pena ou não contratar um seguro para celular, mas com a violência de hoje e pelos altos valores dos aparelhos, talvez seja uma excelente alternativa.

Além disso há facilidade no processo para acioná-lo, e também é um serviço garantido e simples. Nos próximos tópicos você terá todas as informações que precisa para entender porque vale a pena contratar, e como acionar o seguro para celular.

Como funciona o seguro para celular

O celular é o aparelho tecnológico mais comumente utilizado pelos brasileiros. Com ele navegamos em nossas redes sociais, acompanhamos as notícias e registramos os momentos mais marcantes do nosso dia.

Tamanho sucesso levou as empresas de tecnologia a apostarem em lançamentos cada vez mais avançados e sofisticados. Aumentando, e muito, o valor do produto.

Hoje temos aparelhos celulares que podem ultrapassar facilmente R$ 3 mil, os tornando muito mais caros do que alguns computadores e televisores.

Portanto, o celular também se tornou o principal alvo de assaltos e furtos. No ano de 2018, foram registrados 72 mil boletins de ocorrência relacionados à furto e roubo de celulares na cidade de São Paulo. Neste cenário, o seguro para celular pode ser muito necessário.

Existem diversas empresas que te permitem acionar seguro do celular em caso, de emergência. Porém, é necessário estar por dentro de todos os planos oferecidos pelas seguradoras.

como acionar seguro celular

Cada plano terá uma cobertura, variando entre seguro contra danos, perdas e seguro contra assaltos.

Quanto mais cobertura um plano tiver, maior será a mensalidade. Então você precisa ficar de olho no contrato para ter certeza no que o seu celular está assegurado.

Outra informação importante é que ao acionar o seguro para celular, assim como ocorre em outros serviços de seguro, você terá que pagar o valor da franquia. Tal valor varia conforme o motivo que te levou a acionar seguro do celular, e ao contrato que você assinou com a empresa.

A maioria das empresas de telefonia (Oi, Tim, Vivo e Claro) oferecem planos cujo valor da franquia seguro de celular é de 25% do valor total do aparelho. Mas existem empresas como a Porto Seguro que cobram uma franquia de 10%.

Como acionar seguro do celular

Basicamente, depois de escolher o seu plano, e especificar o modelo do seu celular, você pagará uma mensalidade. Que irá variar de acordo com o plano escolhido e o valor do celular assegurado.

Enquanto você pagar a mensalidade poderá acionar seguro do celular a hora que precisar. Assim em casos de roubo ou furto o procedimento para acionar seguro é o seguinte:

  • Ligar na operadora do seu celular e solicitar o bloqueio da linha. Evitando assim que a pessoa tenha acesso às suas informações pessoais
  • Solicitar o bloqueio do celular mediante o código IMEI. Este procedimento torna o celular inutilizável.
  • Registrar o Boletim de Ocorrência. Já há a possibilidade de registrar o seu B.O. online
  • Entrar em contato com a seguradora. Cabe salientar que, você só deve entrar em contato quando o B.O. estiver pronto.
  • Ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, Nota fiscal do celular, Comprovante de residência e B.O.

Dependendo do contrato que você assinou com a empresa, você poderá ser ressarcido no valor integral do aparelho roubado – descontando a franquia. Ou receberá um novo aparelho igual ou similar ao roubado.

No caso de danos físicos ao aparelho, para acionar seguro do celular, o único procedimento é ligar na seguradora tendo em mãos RG, CPF, Nota fiscal do aparelho e Comprovante de residência.

Quais são as coberturas de seguro para celular?

A cobertura do seguro para celular varia conforme a seguradora e o plano que foi contratado. Quanto maior a cobertura oferecida, maior será a mensalidade do plano.

Confira:

Porém, em geral, a cobertura dos planos se divide em:

  • Furto Qualificado – Esta modalidade de furto difere-se da usual pois deixa registros da ação do bandido. Ou seja, ainda que a pessoa não tenha visto o furto, o ladrão deixou sinais, como uma bolsa rasgada ou um zíper arrombado.
  • Roubo – Envolve ameaça e possível agressão.
  • Danos físicos – Quedas, Tela quebrada e etc. Porém o seguro só irá repor o celular (ou ressarcir o valor do mesmo) se o dano levar à inutilização do aparelho.
  • Queda em água – algumas seguradoras também oferecem seguro à maresia e oxidação das peças do celular.

Como acionar o seguro mais rápido possível?

Bom, a maneira mais rápida de acionar seguro é estar com os todos os documentos em mãos, inclusive o seu contrato com a seguradora. Para que a sua solicitação não sofra impasses burocráticos.

No caso de furtos e roubos, é interessante que você faça o B.O. online, pois é muito mais rápido e você terá o comprovante em questão de minutos para enviar à seguradora.

Quanto custa um seguro?

Quando você decide contratar um seguro para celular, você deverá escolher um dos planos oferecidos pela empresa. E efetuará pagamentos mensais, condizentes com a cobertura do plano escolhido e com o valor do seu celular.

As mensalidades variam muito de empresa para empresa. Mas todas oferecem a possibilidade de você fazer uma simulação online, a fim de encontrar a opção mais viável entre as disponíveis no mercado.

Em geral, os planos mais básicos variam entre quinze e vinte e cinco reais mensais, enquanto que os planos mais completos, variam entre cinquenta e oitenta reais.

Imagem relacionada

Quais são os valores das franquias?

Você só precisa pagar a franquia se você acionar seguro do celular. No resto do tempo você só precisa se preocupar em pagar a mensalidade do serviço.

O valor da franquia é divulgado pelas seguradoras antes de você efetuar a contratação. E pode variar muito dependendo da empresa. A franquia seguro de celular nada mais é do que uma porcentagem do valor do seu aparelho, que será devolvido à seguradora quando você acionar seguro.

A maioria das empresas cobra uma taxa de 25%. Mas é possível encontrar opções de qualidade no mercado, que cobram apenas 10%.

Qual o tempo de esperar depois de acionar o seguro.

O tempo de espera depois de acionar seguro do celular é bem relativo. Se você optou por um plano básico com a seguradora, você terá que esperar mais tempo.

Pois a sua solicitação estará em baixa prioridade, podendo levar de dez à vinte dias úteis para ser completamente solucionada. Porém se você optou por um plano com mais cobertura e benefícios, então sua solicitação poderá ser atendida em questão de três à cinco dias úteis.

Como funciona o seguro do celular

O seguro para celular funciona como uma garantia a longo prazo. Escolhendo bem o plano a ser contratado, seu celular ficará assegurado não só contra roubos e furtos, mas contra acidentes também.

É bom ser organizado e manter os documentos necessários para acionar seguro do celular sempre à mão. A fim de evitar dores de cabeça e agilizar todo o processo burocrático.

Abuse das simulações online fornecidas pelas seguradoras e operadoras, para escolher a melhor empresa e o melhor plano para as suas necessidades.

Deixe um comentário