Seguros

O que é IMEI: Como consultar na Anatel

Não sabe o que é IMEI? Venha conferir este artigo e fique por dentro das facilidades que seu dispositivo lhe proporciona!

Para entender o que é IMEI, antes é preciso entender como a tecnologia tem agido nos aparelhos tecnológicos ao nosso redor. Assim, todos os dispositivos móveis existentes no mundo possuem uma sequência numérica.

A partir dessa sequência, todos os aparelhos se tornam únicos e podem ser localizados e caracterizados a partir desses números. Os quais serão abordados mais especificamente abaixo.

A International Mobile Equipment Identity (IMEI), no português: Identificação Internacional de Equipamento Móvel é exatamente essa sequência numérica. A mesma se constitui como a impressão digital de cada dispositivo.

Dessa forma, todos os IMEI ficam cadastrados em um banco de dados chamado Registro de Identidade de Equipamentos (EIR). Sendo a associação GSM (ou GSMA) a responsável.

Onde achar o IMEI no meu celular

A GSM, através da organização do banco de dados, representa as diversas operadoras e companhias de todo o mundo. Assim, em caso de roubo, é necessário o fornecimento do IMEI do seu dispositivo para sua operadora.

Dessa forma, ela é capaz de desabilitar todas as funções do seu aparelho, tornando-o inútil. Caso você não o tenha em mãos é possível acessá-lo de maneira remota, mandando seu número para lista de bloqueios da Anatel.

Assim, é importante saber o que é IMEI para ter auxílio em algum desses acontecimentos. Vale lembrar que aparelhos com mais de uma linha telefônica apresentarão dois números de IMEI.

Esses números normalmente se localizam na caixa do dispositivo, em um adesivo atrás da bateria do telefone ou é possível acessá-lo ligando (*#06#) no próprio smartphone.

Para localizá-lo no Windows Phone entre no site: https://account.microsoft.com/ e faça login com as mesmas credenciais do celular. Depois clique em “telefone” e localize o IMEI do seu gadget.

Para o iphone, acesse: Ajustes > Geral > Sobre e role a tela para baixo até encontrar “IMEI”, lá estará inserido seu código. No Android basta entrar nas Configurações > Status e posteriormente “Informações de IMEI”.

o que é IMEI

Como consultar o IMEI na Anatel

Outras funções também estão dentro de o que é IMEI, possibilitando saber se o aparelho possui algum tipo de registro de impedimento. Também é possível acessá-lo antes da compra do dispositivo.

A Agência Nacional de Telecomunicação fornece essa consulta. Através desse link: https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga é possível consultar o status do aparelho.

Para tal, basta inserir o código IMEI e digitar os caracteres fornecidos pela página. Dessa forma, é possível saber se o aparelho em sua posse é um “Celular Legal”.

Ou seja, sem qualquer registro de impedimento e se está apto para uso. Essa é uma solução criada para evitar o uso e transpasse de aparelhos roubados ou inaptos.

Caso você se depare com um dispositivo irregular na hora da compra, é possível recorrer aos seus direitos de consumidor. É válido devolver o aparelho, porém é necessário conter a nota fiscal e o termo de garantia.

Se a compra for feita fora do estabelecimento comercial, é fornecido ao consumidor um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto. Nesse prazo é possível devolver o artefato.

É importante lembrar que o fornecedor é responsabilizado pela venda de produtos impróprios para uso, fraudados, corrompidos ou falsificados.

O que é IMEI impedido

Agora que já foi explicado o que é IMEI, é possível definir o significado do IMEI impedido. Devido à facilidade do fluxo de informações, muitas pessoas optam por obter um Smartphone seminovo, afinal é mais econômico.

Porém, a única questão é que a origem dele pode ser questionável. Sendo considerado um fator de risco para o vendedor, assim como para seu usuário.

O IMEI impedido é quando, ao consultar o código IMEI do aparelho, ele tem procedência corrupta, então o seu código é impedido. Também é possível consultá-lo na lista de bloqueio da Anatel.

A partir do link (\a\) é possível saber se seu celular está impedido. A seguir detalharemos um passo a passo para ajudar nesse processo:

  1. Selecione a opção: “Consultar IMEI”
  2. Escreva o código do seu dispositivo e preencha os caracteres fornecidos pela página.
  3. Clique em “consultar”.
  4. A página mostrará os resultados. Se contiver “Não cadastrado na base”, então significa que seu dispositivo não é impedido.
  5. Caso o resultado seja “impedido” a alternativa mais viável é abdicar do aparelho.

Como bloquear pela internet?

O uso constante de celulares tornou-se parte do cotidiano da sociedade. Porém, com a violência urbana é necessário uma atenção maior na hora do uso de tais aparelhos.

Pensando nisso, a GSM (através do código IMEI) criou uma alternativa para casos de dispositivos roubados. Basta fornecer para sua operadora o código do seu celular e ela efetuará um bloqueamento completo do seu dispositivo.

Abaixo fornecemos mais soluções:

  • Faça um boletim de ocorrência.

A primeira decisão a tomar no roubo de um dispositivo é se dirigir à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

  • Entre em contato com a operadora.

Através do site da sua operadora é possível solicitar o bloqueio do IMEI, assim como do seu chip. Será solicitada pela atendente uma cópia do B.O por e-mail e em seguida, seu celular será bloqueado.

Com essas informações de o que é IMEI fica mais fácil se livrar de situações de risco envolvendo seu aparelho celular. Além de fornecer aos seus usuários um sistema seguro de compra.

Deixe um comentário